Workshop #instafood: o instagram como montra saudável

Para quem não acredita que o instagram não é mais do que uma rede social trivial sem benefícios, desenganem-se: mais do que uma ferramenta útil para captar o momento, é também um poço quase sem fundo de inspiração gráfica jamais testemunhado. Se aliarmos isto à prática da alimentação saudável, temos o dia ganho, e o Workshop #instafood chegou para prová-lo – pun intended.

ALMANAQUE - workshop instafood

Antes de tudo, quem são as mentes e mãos por detrás deste Workshop #instafood? Pois bem, nada mais, nada menos do que a Samanta McMurray, arquitecta de formação, dona do Eat Love por paixão e de profissão. O sucesso do blog e do instagram levou-a a escrever dois livros, com um terceiro já a caminho, ‘Sumos com Segredos’ e ‘Manhãs com Segredos’, dois compêndios que unem o bom conteúdo a fotografias incríveis.

ALMANAQUE - workshop instafood

Do outro lado do ringue, temos a Raquel Fortes, do blog It’s Up To You, que depois de criar a conta no instagram percebeu que pouco sabia de food styling e isso levou-a até à Samanta, depois de receber o livro ‘Sumos com Segredos’ e de este a inspirar, mais tarde, a convidá-la para dar este workshop.

ALMANAQUE - workshop instafood

As primeiras edições esgotaram e dificilmente vão parar de acontecer, já que a Samanta tem um jeito nato para mostrar como se faz e de garantir que ninguém tem receio de avançar com ideias. No dia 20 de Fevereiro, decorreu a 7.ª edição do Workshop #instafood, num espaço belíssimo e com a luz perfeita, o pátio do Valverde Hotel.

ALMANAQUE - workshop instafood

Antes de passarmos à parte prática, contudo, Samanta fez questão de transmitir dicas, sugestões e técnicas que são a chave para uma boa fotografia publicada no instagram, da importância da luz natural à organização dos props que temos à nossa disposição. De frutos silvestres a talheres antigos, tudo vale para fotografar, experimentar e testar o cenário que construímos com toda a dedicação.

ALMANAQUE - workshop instafood

Não saímos de lá, porém, sem alguns nomes que o fazem na perfeição há já bastante tempo, como a Vanessa Rees, autora do V. K. Rees – com quem Samanta estagiou em Nova Iorque durante 3 meses -, a Linda Lomelino, do Call Me Cupcake, e a Elizabeth Evelyn, do Local Milk.

ALMANAQUE - workshop instafood

Os resultados falam por si e o processo assenta, de facto, em experimentar ao máximo tudo o que temos à disposição. Estes Workshops #instafood não poderiam acontecer, claro está, sem o apoio incondicional de alguns parceiros, como a Horta do Bairro e os seus frutos e vegetais ridiculamente saborosos e bonitos, a Montiqueijo, a Bakenola, a Yonest e a Quinoa.

Fotos ⓒ Soraia Martins

Leave a comment